Gilvan de Oliveira faz show de divulgação de songbook dedicado à memória de Fernando Brant

31

Musicalidade, técnica e emoção são retratadas em uma vasta obra que destaca a trajetória profissional de um dos grandes nomes do cenário musical brasileiro, o violonista Gilvan de Oliveira, que completa 50 anos de carreira este ano. Trata-se de “A música de Gilvan de Oliveira – Songbook” ,cujo show de divulgação será no dia8 de julho, às 20h, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil, avenida Amazonas, 315, em Belo Horizonte

Segundo o artista, ver sua história contada em letras e melodias é como fazer um mergulho dentro de si. A ideia de fazer o songbook vem de longa data e foi inspirada na frase de Antonio Carlos Jobim. “O mestre Tom Jobim disse certa vez que tinha convites tentadores, mas o que ele gostaria mesmo de fazer era escrever a obra dele“, explica Gilvan.

Com 236 páginas, a “Música de Gilvan de Oliveira – Songbook” contém 33 partituras direcionadas para instrumentos em dó, si bemol, mi bemol e clave de fá, além de um CD duplo com 35 faixas. Algumas canções são acompanhadas por dedicatórias feitas aos amigos e mestres inspiradores do violonista, como Milton Nascimento, Tom Jobim, Dominguinhos, Toninho Horta e o baterista EsdraNenem Ferreira, além de familiares.

O trabalho é dedicado à memória de Fernando Brant (1946-2015) que, juntamente com Gilvan de Oliveira, compôs diversas canções como “Amanhecer“, “Acalento”, ”O Beco” e “Nossa cidade”. Todas elas integram o songbook. “Homenagear nossos notáveis é uma forma de gratidão. Letrista genial, Fernando era meu amigo e se destacava pela humildade e generosidade”, ressalta o violonista.

A obra, cuja edição é trilíngue, foi escrita em português, espanhol e inglês. “Isso possibilita que o songbook se espalhe pelo mundo com o passar do tempo”, enfatiza Oliveira.

Songbook

O projeto, que inclui o songbook e show de divulgação da obra, foi selecionado para receber patrocínio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

No show, Gilvan de Oliveira apresentará diversos gêneros musicais como frevo, samba, valsa e maracatu. O repertório é composto por 14 canções. “Todas fazem parte do songbook e algumas nunca foram apresentadas em público. Iremos mostrar a riqueza, a beleza, a força, a diversidade e a grandeza da música brasileira feita em Minas Gerais”, afirmou. O violonista subirá ao palco com Breno Mendonça (sax), Felipe Moreira (teclados), Ivan Correa (baixo) e Serginho Silva (percussão).

Para obter mais informações sobre o Show, os interessados deverão procurar diretamente a bilheteria do Teatro ou através do telefone: (31) 3201-5211.

Fotos: Sylvio Coutinho

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>