Artista expõe escrituras plásticas em suas pinturas, utilizando elementos da comunicação em grandes cidades

Está em exposição, a partir do dia 15 de dezembro, na Galeria do BDMG Cultural, as pinturas de Luiz Lemos, disso (vendo) palavras, com curadoria de Júlio Martins. A abertura acontece no mesmo dia, às 19h. O público poderá visitar a exposição de 16 de dezembro a 23 de janeiro, diariamente, de 10h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. Às quintas-feiras, horário estendido, de 10h às 21. O acesso é gratuito.

Em suas pinturas, o artista dissolve signos. O signo verbal comparece em sua plasticidade, desvinculando da palavra e da semântica. De acordo com o curador da exposição Júlio Martins, na escritura de Luiz, o que o interessa é abrir frestas, seja no discurso verbal e imagético, na corporeidade da letra, na memória de gestos dispersadas em camadas de cor, marcas gráficas, leituras de superfícies e pichações sob uma palheta próxima às ruas.

Na exposição, segundo o artista fica claro as possibilidades de comunicação em grandes cidades. “Nos quadros, algumas vezes, evidencio o erro, o gesto sem correção e as camadas de tinta como forma de histórico do que aconteceu durante o processo de criação. Tal qual um prédio tosco ao lado de uma casa nova, ambos ganham destaque”, afirma.

Entre as exposições de Luiz Lemos destacam-se as mostras realizadas no Sesc Palladium, Galeria Mama-Cadela, Centro Cultural da UFMG, Casa Camelo, FAOP e na própria Galeria de Arte BDMG Cultural. A sua atuação ainda conta com inserção na gestão e no fomento à produção artística, especialmente pela criação e direção da Casa Camelo, espaço destinado a produção artística independente de Belo Horizonte;

A Galeria do BDMG fica na Rua Bernardo Guimarães, 1600, bairro Lourdes, em Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>